Boas vindas
ETNO A.jpg
AVISO

As aulas serão exibidas no google meet. Para acessar a sala basta clicar sobre o banner da aula.

google-meet.jpg
AGAURDAMOS VOCÊ

Sejam bem vindo ao Curso de Etnomatemática para a sala de aula, que tem por objetivo exercitar relações entre a matemática e as práticas culturais de grupos culturalmente diferenciados. Vamos trabalhar as relações entre cultura e os conceitos estudas em aulas de matemática, a partir das práticas que são peculiares às comunidades: ribeirinhas, indígenas, quilombolas e urbanas, como características de suas identidades.

Aulas Virtuais

As aulas virtuais do curso estarão disponíveis após seu término.

Estarão disponíveis no módulo: VÍDEO DAS AULAS GRAVADAS, no final da página.

Vídeo aulas

As vídeo aulas são explicações de assuntos discutidos nas aulas virtuais e complementares aos materiais de apoio, ao mesmo tempo, auxiliam na resolução dos exercícios propostos. São exclusivos para inscritos no curso.  

Como usar o curso

O material de apoio do curso está disposição para o exercício prático de elaboração de atividades para a sala de aula.  Os slides usados nas aulas estarão disponíveis no formato PDF, além de planos de aula e modelos para serem construídos pelos estudantes em sala de aula.

Plano da disciplina

Conheça o plano da disciplina.

Materiais de Estudos

Osvaldo Barros
Etnoastronomia Tembé-Tenetehara como matriz de abordagem (etno)matemática
biblioteca virtual do lemat.jpg
Clique na imagem para a cesaaar a biblioteca virtual do lemat

Aulas virtuais

12/11/2021

26/11/2021

Exercícios

Para acessar os exercícios basta clicar sobre o botão correspondente

Aulas Gravadas dos tópicos de estudos 

As aulas gravadas trazem os mesmo temas das aulas virtuais. Porém, as aulas gravadas tem um tempo menor. Procuramos manter os conceitos e observações feitas nas aulas virtuais, esperamos que essas aulas possam ajudar na compreensão das discussões realizadas nas aulas virtuais.

Vídeos das  aulas remotas 

Nas aulas remostas, além das apresentações dos conceitos, também trazemos os diálogos desenvolvidos com os participantes. São nesses diálogos que encontramos elementos que favorecem nossas argumentações, além da construção de ideias envolvem as práticas culturais e os conceitos matemátiocs.