Nivelamento de Física e Matemática 

O que é o PCNA

O curso de Nivelamento em Matemática e Física básica têm como propósito fornecer bases teóricas, em ciências exatas, para discentes da UFPA - Campus de Abaetetuba. Nosso propósito é a elevação dos índice de aproveitamento discente nos semestres iniciais. Esses altos índices de insucesso ocorrem principalmente nas disciplinas de cálculo e física, devido sua pouca preparação durante o Ensino médio, visto que a disciplina cálculo foi retirada do currículo e a física é pouco trabalhada pela frequente falta de professores. As atividades que propomos serão realizadas em três etapas: a primeira corresponde a seleção e capacitação dos monitores; a segunda trata da implementação das ações de nivelamento e a terceira, será o atendimento de suporte aos alunos no sistema de “tira dúvidas”.

Para iniciar sua inscrição no PCNA basta clicar na imagem ao lado.

História do PCNA - Abaetetuba em fotografias

PCNA de Abaetetuba, convida para estudos no espaço do LEMAT

O PCNA de Abaetetuba continua orientando os alunos do campus. O espaço está disponível para consultas na internet, orientações e estudos dirigidos.

Venha e faça bons estudos.

PCNA de Cametá se prepara para atender aos discentes.

O campus de Cametá agora tem o seu PCNA, agregando Matemática e Português. A coordenação é de responsabilidade dos professores Rubenvaldo (matemática) e o professor Jorge (português).  Os alunos estão em processo de formação para dar apoio aos alunos de diversos curso.

Para dar continuidade no processo de acompanhamento e apoio didático para a melhoria do rendimento dos alunos dos cursos de Matemática, Física e Engenharia, o LEMAT programou um PCNA de Física e Matemática. 

Aproveite suas férias, mas antes de iniciar o semestre letivo, venha rever alguns conceitos que podem te ajudar nas disciplinas do próximo semestre.

Tem orientações, material impresso e lanche para os cursistas. A carga horária será da formação será computada para gerar certificado ao final do período letivo.

Para participar

basta se inscrever

Ana Lúcia Oliveira

Comunicação SAEST/UFPA

Publicado: Quinta, 01 de Março de 2018

Os estudantes calouros dos cursos de Engenharia de Produção, Licenciatura em Matemática e Fí­sica do campus de Abaetetuba da Universidade Federal do Pará¡, antes de iniciarem as aulas da graduação terão a oportunidade de preparação em cálculos básicos para que possam ter desempenho satisfatório nas disciplinas que exigem competências em operações matemáticas no decorrer do semestre letivo. As aulas do curso iniciaram nesta segunda-feira, 26 de fevereiro e vão até 09 de marco de 2018.

Parceria- O curso de nivelamento é um projeto resultante de parceria entre o campus de Abaetetuba e a Superintendência de Assistência Estudantil por meio do programa de Apoio Pedagógico (PROAP) da Coordenadoria de Integração Estudantil da SAEST. O objetivo é dar oportunidade para que os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica possam adquirir formação introdutória aos cálculos, permanecer em sala de aula e concluir o curso com qualidade em tempo previsto pelo regimento da graduação.

Abertura- O primeiro dia de curso, os alunos participaram de abertura com a presença do coordenador do PCNA, professor Osvaldo Santos, da assistente social Helen Carvalho e da equipe técnica composta por pedagogas e assistentes sociais da SAEST. Os alunos obtiveram informações sobre o funcionamento e a programação do PCNA e a respeito da Instrução Normativa que rege a participação dos estudantes no projeto de nivelamento. Também foram orientados para a realização do preenchimento das informações no Sistema Gerencial de Assistência Estudantil. (SIGAEST).

Funcionamento- O Curso funciona com aulas em dois turnos ministradas por monitores da Bolsa de Atividade Acadêmica da SAEST e por alunos voluntários no Laboratório de Matemática (LAMAT) do campus. Os alunos também têm à  disposição o instrumento chamado Plantão de Dúvidas, por meio do qual poderão dirimir dúvidas em relação ao conteúdo adquirido em sala de aula

Oficina Motivacional - Os alunos calouros participaram de uma oficina ministrada pela pedagoga Maria de Jesus Blanco da SAEST. Durante a atividade foram desenvolvidas dinâmicas de integração e proposição de reflexões sobre a realidade e as perspectivas de se cursar uma graduação na Universidade Federal do Pará.

Ao final do primeiro dia de curso, os estudantes participaram de sorteio de quites de material acadêmico. O curso de nivelamento do campus de Abaetetuba vai ser ministrado até nove de março com a realização de atividade recreativa para os alunos no encerramento.

 

 

Campus Universitário de Abaetetuba

Rua Manoel de Abreu S/N - Mutirão

Fone/Fax (91) 3751-1131 / 3751-1107

osvaldosb@ufpa.br

Prof. Dr. Osvaldo dos Santos Barros
Facebook: OSVALDO BARROS VÔ DO KADU

Cord. do Grupo GETNOMA
TEL: (91) 98180-7624 (CLARO) WhatsApp        

Sede: Campus de Abaetetuba

Faculdade de Ciências Exatas e Tecnolóficas  -  FACET