Apresentação

O SÍRIUS Grupo de Astronomia  pretende desenvolver propostas que associam as disciplinas Matemática e Física, de maneira interdisciplinar para tornar seus conteúdos mais acessíveis e cativantes ao estudo das ciências. 

O SÍRIUS esta sediado no LEMAT e é coordenado pelo prof. Dr. Osvaldo Barros.

O grupo promove estudos e prepara materiais de divulgação da Astronomia, a partir de cursos e exposições.

A Astronomia é uma ciência que está presente nas estruturas do conhecimento das civilizações desde tempos remotos e com a Matemática, ajudou as civilizações da Antiguidade a desenvolverem a agricultura, o comércio e outras atividades econômicas, religiosas e políticas.

Nosso propósito é compreender como isso se deu e se dá no caminho do desenvolvimento científico.

CURSO LIVRE
CLIQUE NA IMAGEM PARA SE INSCREVER NO CURSO
Slide3.JPG
Leituras Recomendadas
Sites para outras leituras

vEJA AS AULAS DO CURSO DE ASTRONOMIA

Noticias dos Astros
Eclipse lunar  em julho de 2020

O eclipse lunar de 5 de julho de 2020 foi um eclipse penumbral, o terceiro de quatro eclipses lunares do ano. Teve a magnitude penumbral de 0,3546.

Eclipse pertencente ao ciclo lunar Saros de série 149, sendo este o terceiro, de um total de 72 eclipses. O eclipse anterior da série foi em 24 de junho de 2002.

A Lua cruzará a faixa de penumbra, ao sul do cone de sombra da Terra, de oeste para leste (da direita para a esquerda), com o disco lunar perdendo sensivelmente seu brilho e parte dele será levemente obscurecido.

Eclipse lunar  em julho de 2020

O eclipse lunar de 30 de novembro de 2020 será um eclipse penumbral, o último dos quatro eclipses lunares do ano. Terá magnitude penumbral de 0,8285.

Eclipse pertencente ao ciclo lunar Saros de série 116, sendo este o de número 58, de um total de 73 eclipses. O eclipse anterior da série foi em 20 de novembro de 2002.

A Lua cruzará a faixa de penumbra, ao sul do cone de sombra da Terra, de oeste para leste (da direita para a esquerda), com o disco lunar perdendo sensivelmente seu brilho e parte dele será levemente obscurecido.

Eclipse Solar em dezembro de 2020

O eclipse solar 14 de dezembro de 2020 será um eclipse total visível no sul da América do Sul e terá totalidade no Chile e na Argentina. É o eclipse número 23 na série Saros 142 e terá magnitude 1,0254.

Em 14 de dezembro de 2020, haverá um eclipse solar total que será visto no PeruBolíviaChileArgentinaUruguaiParaguai, a maior parte do Brasil e nos oceanos adjacentes.

 

Um eclipse solar ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, obscurecendo total ou parcialmente a imagem do Sol para um observador na Terra. Um eclipse solar total ocorre quando o diâmetro aparente da Lua é maior que o do Sol, bloqueando toda a luz solar direta, transformando o dia em escuridão.

 

Este eclipse total ocorrerá em grande parte do Chile e da Argentina como um eclipse parcial, apenas uma faixa estreita de cerca de 100 km de largura terá o eclipse total. Esta zona é deslocada pela superfície da Terra pela rotação da mesma e sempre de oeste a leste, formando uma faixa de total escuridão. Esta faixa é chamada de Umbra. Em ambos os lados, e em uma área de milhares de quilômetros de largura, os observadores vão falar sobre um eclipse parcial e para as pessoas que estão ainda mais longe, o sol vai brilhar como todos os dias.

A sobra maior indica onde será visível o eclipse parcial do Sol, e ao centro da sombra, o ponto mais escuro representa o eclipse total, onde a visão do Sol será completamente interrompida. ​

Vídeos Interessantes
Constelações
planetário_do_rio_de_janeiro.png

Conheça a Fundação Planetário

do Rio de janeiro

História da Astronomia

Propostas de estudos e produção de material didático

O propósito deste grupo é a elaboração e realização de atividades de estudos e difusão da Astronomia como tema de tema de articulação entre a Matemática e a Física. 

Temas

HISTÓRIA DA ASTRONOMIA

História da astronomia na Antiguidade,   contando sobre o mundo GEOCÊNTRICO e sua transição para o mundo HELIOCÊNTRICO.

Para darmos inicio às nossas atividades serão propostos alguns temas de estudos que podem ser realizados individualmente ou em grupos, no máximo duplas ou trios.

LEITURA DO CÉU

Mapeamento das constelações, sua história e relações com os períodos sazonais e as atividades culturais nas diferentes sociedades da Antiguidade e contemporâneas.

SISTEMAS PLANETÁRIOS

ASTRONÁUTICA

Estudo das tecnologias e teorias que tratam da exploração do utilizadas na exploração do universo.

Cada tema pode resultar em produtos educacionais como: livretos e apostilas para minicursos; exposições itinerantes para as escolas, artigos para serem apresentados em eventos da área. 

Estudos das estruturas dos planetas e das relações entre os sistemas: Terra-Sol-Lua e o Sistema Solar.

Para que essas atividades sejam efetivadas na prática acadêmica dos  membros do SÍRIUS Grupo de Astronomia, teremos que nos reunir regularmente. Espero que todos possamos desenvolver essas atividades de maneira criativa e dinâmica.

visitantes

Campus Universitário de Abaetetuba

Rua Manoel de Abreu S/N - Mutirão

Fone/Fax (91) 3751-1131 / 3751-1107

osvaldosb@ufpa.br

Prof. Dr. Osvaldo dos Santos Barros
Facebook: OSVALDO BARROS VÔ DO KADU

Cord. do Grupo GETNOMA
TEL: (91) 98180-7624 (CLARO) WhatsApp        

Sede: Campus de Abaetetuba

Faculdade de Ciências Exatas e Tecnolóficas  -  FACET