Nosso patrono é o Professor Ademar Carcaes, Formador de professores de Matemática e Pedagogia, por muitos anos na UFPA, sendo importante colaborador da interiorização da UFPA , ministrando disciplinas em diversos municípios do Pará.  

                 Ao mestre nosso carinho e agradecimento.

Coordenador
Prof. Dr. Osvaldo dos Santos Barros
Apresentação

     O Laboratório de Ensino e Matemática da Amazônia Tocantina – LEMAT é um espaço de desenvolvimento de metodologias e estudos das práticas de ensino da Matemática, com propósito de atender aos alunos dos cursos de licenciatura, professores das escolas públicas e privadas e alunos do ensino Fundamental e Médio.

     As ações desenvolvidas no LAMAT serão voltadas à divulgação da Matemática como área de conhecimento científico e como linguagem. A fundamentação teórica abordada nas formações periódicas, centram-se nos princípios da Educação Matemática e suas tendências para o ensino.

     O LEMAT tem como parceiros: a coordenação Geral do Campus da UFPA de Abaetetuba, o Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências, o Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede – PROFOMAT de Abaetetuba. O coordenador do LEMAT, atua como docente nos referidos cursos de pós-graduação, com o propósito de vincular os resultados de pesquisa e produtos educacionais às práticas e projetos do LEMAT.

  Os projetos de Pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos no LEMAT, utilizam recursos gerados a partir de editas e contribuições dos seus parceiros. Atualmente o Programa de apoio ao desenvolvimento estudantil PCNA – Abaetetuba, conta com o apoio da Superintendência de Assistência Estudantil – SAEST, com fomentos à aquisição de equipamentos e remuneração de bolsistas.

OBJETIVOS

Geral

            Contribuir para a melhoria da formação inicial e continuada de professores, promovendo a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão, a partir da difundir uma nova concepção de Matemática como instrumento de cidadania e inserção social, compreendida como linguagem e área de conhecimento científico que possibilita a articulação interdisciplinar.

Específicos

 1- Instrumentalizar os acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática com metodologias de ensino alternativas, visando a melhoria do processo ensino aprendizagem;

 2 - Preparar novos professores com a formação mais próxima das pesquisas recentes e imbuídos de um sentimento de indagação e procura;

 3 - Subsidiar os professores da Educação Básica com propostas pedagógicas envolvendo a utilização de metodologias alternativas para o ensino da Matemática, como também orientar a construção e utilização de material didático manipulável e de novas tecnologias no ensino-aprendizagem da Matemática;

 4 - Promover a integração entre o Compus universitário de Abaetetuba e e as escolas públicas e privadas da região da Amazônia tocantina, de modo a permitir a troca de experiências entre os acadêmicos e docentes do curso de Licenciatura em Matemática com os alunos e professores destas escolas;

 5 - Oportunizar ao licenciando de Matemática estruturar e exercitar propostas de ensino junto aos alunos das escolas públicas de ensinos Fundamental e Médio;

 6 - Estimular e capacitar os professores para atuarem como investigadores e pesquisadores no ambiente da sala de aula e possibilitar estratégias para manter uma visão crítica construtivista da sociedade e do currículo.

Metodologia

 

        O LEMAT atende os alunos em três período de aulas (manhã, tarde e noite) de segunda a sexta feira. Nos espaços do laboratório, os alunos tem cesso a computadores ligados à rede web, além de um espaço de sala de aula com quadro, televisão, data show e caixa de som.

   As escolas recebem periodicamente: palestras, exposições, cursos e oficinas voltadas ao apoio da aprendizagem da Matemática e sua linguagem. Da mesma forma, os professores recebem orientações didáticas a partir da formação continuada, voltada às práticas de sala de aula.

  Para ampliar suas ações, o LEMAT implementou a partir de 2016, o seu site: www.osvaldosb.com, no qual abriga suas produções e recursos didáticos, além de divulgar suas ações de formação para docentes e discentes, dos diferentes níveis de escolarização.

    As ações de Pesquisa são desenvolvidas a partir do Grupo e Estudos das Práticas Etnomatemáticas da Amazônia – GETNOMA, que além de realizar ações vinculadas aos programas de Pós-Graduação, parceiros do LEMAT, também assume a realização de eventos acadêmicos, com destaque para: tendo como principais eventos: Semana da Matemática de Abaetetuba – SEMAT e o Encontro Paraense de Etnomatemática.

    Visando ampliar as ações de extensão e ensino, foi criado o Grupo Sírius de Astronomia, que tem como propósito divulgar os conhecimentos da Astronomia e suas relações com a Matemática, que desde tempos remotos são utilizados em diferentes práticas sociais.

      Recentemente, as contribuições do LEMAT com as secretarias de municipais de educação, levou à criação do Grupo de Estudos e Pesquisas das Práticas Educativas em Canaã dos Carajás – GEPECC.

Um pouco da História do LEMAT

Campus Universitário de Abaetetuba

Rua Manoel de Abreu S/N - Mutirão

Fone/Fax (91) 3751-1131 / 3751-1107

osvaldosb@ufpa.br

Prof. Dr. Osvaldo dos Santos Barros
Facebook: OSVALDO BARROS VÔ DO KADU

Cord. do Grupo GETNOMA
TEL: (91) 98180-7624 (CLARO) WhatsApp        

Sede: Campus de Abaetetuba

Faculdade de Ciências Exatas e Tecnolóficas  -  FACET